Neste texto irei abordar sobre as características que um jogador deve carregar consigo para atingir sucesso e prestígio dentro e fora das quadras. Não vou entrar em detalhes sobre o fenótipo dos jogadores, pois devemos levar em consideração a subjetividade de cada atleta. Mas há algumas habilidades que podem ser aperfeiçoadas, por exemplo: um jogador com chute potente tem a oportunidade de nos treinamentos poder desenvolver esse chute, deixando-o mais forte e com a direção certa ao gol adversário; no mesmo time podemos encontrar um jogador bastante habilidoso, mas com chute fraco. Nessas situações faz-se importante a presença do treinador, levando em consideração o desejo dele para a formação da sua equipe: como ele almeja encaixar todas essas peças? Cada uma com a sua singularidade, seus talentos e habilidades, e assim, montar o seu quebra cabeça. Mas também, é importante ressaltar que todos jogadores precisam ter algumas características comportamentais (que irei citar abaixo) para formar um bom elenco.
Vamos analisar?
Vamos analisar?
- Concentração: É um dos fatores mais importantes na performance do atleta. Sabemos o quanto o futsal exige uma atenção redobrada, pois é um esporte de movimentos rápidos em um curto espaço temporal, por isso qualquer distração pode afetar o rendimento do atleta e comprometer a equipe.
O barulho da torcida pode vir a interferir na performance de um jogador mal preparado psicologicamente. Sentir a pressão de uma torcida local cobrando melhores resultados ou a torcida adversária amedrontando, somado a problemas pessoais, podem deixar o atleta num alto nível de estresse, sem paciência com os companheiros e cobrando uma atuação perfeita, sem erros, e assim, deixando o jogo um ambiente nervoso e conturbado. As provocações dos jogadores adversários também são algumas das barreiras impostas à concentração plena do jogador.
O ideal para um atleta manter a concentração seria o mesmo assimilar a filosofia da sua equipe, ter a disciplina como base para tudo, entender com clareza os pedidos do treinador e tentar executa-los da melhor forma possível. Além de ter noção que o futsal é um esporte realizado em um ambiente aberto e que tudo pode acontecer, tanto a provocação da torcida, como a dos jogadores adversários, e por isso, tentar deixar os problemas particulares em casa e focar apenas nos problemas impostos pelo rival na partida. Como conseguir dribla-los?
E o principal, evitar cobrar seus colegas de equipe, e sim enaltecê-los sobre o que está sendo feito e procurar ajudar nas dificuldades, para que todos juntos tenham um melhor rendimento. Em um esporte coletivo, ninguém ganha nada sozinho.
- Inteligência Tática: Analisando as raízes biológicas da inteligência, descobriu-se que ela é produto de uma operação cerebral e permite à pessoa resolver problemas e até mesmo criar produtos que de alguma forma, venham a ter valor para a cultura da humanidade. Dessa forma a inteligência retira os seres humanos, de problemas, sugerindo opções que, em última forma, levam a escolha da melhor opção para a solução de um problema gerado (ROSA NETO; TREMEA, TKAC, 2003).
Trazendo esse conceito de alguns filósofos para o futsal, podemos destacar a palavra-chave: “resolver problemas”. Ou seja, um atleta que possui uma inteligência tática avançada, tem a capacidade de ter soluções para estes problemas com ações armazenadas nos treinos ou adquiridas ao longo de sua carreira. Exemplo: Ao iniciar a partida, um jogador que possui a inteligência tática, logo identifica o perfil dos adversários e faz uma breve memorização de quais são os seus atletas mais habilidosos, quais possuem um chute forte e quais os de melhores marcação e quais são os mais fracos tecnicamente que podem ser explorados. Revisando tudo aquilo que foi captado anteriormente junto com seu treinador, o mesmo terá reações rápidas para suas ações em quadra. Um jogador que possui uma inteligência tática avançada, como mostra os exemplos citados, sempre estará um passo à frente daquele que não possui uma visão periférica da partida, ou daquele jogador robô que faz tudo aquilo que seu técnico manda, sem ter autonomia para executar nenhuma jogada.
Certa vez, ouvi em um palestra de futsal que o jogador tem que ter noção tática para jogar, mas nem sempre precisa ficar preso as ordens do treinador como um boneco de marionete, faça do seu jeito, mas faça dar certo.
- Vontade: Eita, chegamos na palavrinha mais importante em nossas vidas, a VONTADE. O que seria de nós sem ela para vencer na vida e lutar por nossos objetivos? O que seria de um jogador de futsal sem.....? Entrar em quadra correr, chutar, marcar, reclamar, ter total concentração na partida, muita inteligência tática, mas na hora H, cadê a tal da vontade?
Considero está a principal virtude de um atleta, pois a mesma está interligada com todas funções e ações do jogador, seja em jogos ou treinos, o atleta precisa demonstrar vontade de aprender, evoluir, compartilhar emoções. Se ganhar, sorrir e se perder mostrar-se não satisfeito com o resultado, e aguarda ansioso a próxima partida para vencer. Tendo esta vontade destacada, tenho certeza que ele ganhará a admiração de todos ao seu redor, como os companheiros, torcida, comissão técnica e ambos terão a certeza que por mais que o caminho seja árduo para este jogador, nunca lhe faltará vontade de vencer e se superar-se cada dia mais.
“A força de vontade deve ser mais forte do que a habilidade.” (Muhammad Ali)
Agradeço a todos pela atenção.
Abraço.

Nenhum comentário:
Postar um comentário